Isso é mais normal do que você imagina!
Se você foi citado num processo criminal, é porque há uma denúncia e você PRECISARÁ RESPONDER A ESSE PROCESSO!
“Mas, Doutor, não há o que fazer?”
Sim! Você precisa contratar um advogado de sua confiança, e que seja, PREFERENCIALMENTE, especialista na área criminal. Não importa se você se considera inocente ou não.
O que acontece, nesses casos, é que, num passado (talvez um pouco distante até) você, de algum modo, teve a participação em algum fato; foi até a delegacia, prestou depoimento apresentando sua versão, e foi embora pra casa, acreditando que “aquilo não daria em nada”.
Contudo, as investigações continuaram e você acabou sendo apontado como partícipe ou autor de supostamente um crime que foi cometido.
“Mas, Doutor, realmente, lembro de ter ido à delegacia, mas eu não tinha nada a ver com o que aconteceu e isso faz muito tempo”.
Lembra que eu disse que não importa o tempo ou se você é inocente? Então, você precisa apresentar sua defesa, mediante a contratação e atuação de um advogado.
Vale lembrar que, se você recebeu a citação, é porque, até aquele momento, algo pior ainda não aconteceu, como a decretação de sua prisão. Por isso, é importante buscar auxílio jurídico e contar TODA A VERDADE a seu advogado.